A fim de atender a necessidade crescente de milhões de profissionais de pequenas e médias empresas de modo a ampará-los em diversas situações de imprevistos da profissão, a Porto Seguro lançou no início de junho novos produtos no segmento de Responsabilidade Civil. O Responsabilidade Civil Profissional assegura o profissional em caso de responsabilização por danos ou omissões causadas pela sua prestação de serviço.
A cobertura básica é ampla e tem como finalidade cobrir prejuízos financeiros relativos a reparações de terceiros em decorrência de danos no exercício da atividade profissional, como; danos morais, custos em sua defesa, custo de comparecimento ao tribunal, restituição de imagem, entre outras.
Já o Responsabilidade Civil Administradores e Diretores, mais conhecido como D&O (Directors and Officers), é um produto voltado para pessoa jurídica e tem o objetivo de oferecer proteção ao patrimônio dos gestores das empresas, independentemente da natureza do negócio e do porte da companhia. Dentre as coberturas, estão: multas e penalidades, bens e liberdades, bloqueio e indisponibilidade de bens, entre outras que visam amparar os custos que o gestor terá em casos de responsabilização por omissão ou por algum ato danoso cometido a um terceiro ou à sociedade, que seja relacionado à sua gestão.
Quando observado os aspectos jurídicos que tangem a responsabilidade profissional, alguns números chamam a atenção. O Brasil tem 452 mil médicos registrados e estima-se que aproximadamente 6% já foram processados por conta de erros médicos, segundo o Conselho Nacional de Justiça. Atualmente, são mais de 26 mil processos judiciais em andamento e 70 novas ações a cada mês.
Esse é o cenário de apenas uma das atividades profissionais sujeitas a erros que podem resultar na obrigação de indenização. Advogados, contadores, veterinários, dentistas e engenheiros também têm essa preocupação. Para ter uma ideia, multas tributárias por erro no preenchimento de declarações ao Fisco podem chegar a 150% do valor do tributo devido, pelas quais, a depender do caso, é o contador quem responde. Já no caso de advogados, as indenizações pedidas por clientes insatisfeitos com erros costumam variar entre R$ 100 mil e R$ 500 mil, de acordo com alguns especialistas.
Marcelo Santana, gerente do novo produto, destaca o potencial no mercado para esse tipo de seguro e orienta sobre como aproveitá-lo. "É uma boa oportunidade para o Corretor que deseja pulverizar seus negócios e diversificar seus ramos de atuação, podendo ainda aumentar o leque de ofertas para seus atuais segurados, incentivando a fidelidade à corretora", aponta. "Esse modelo de seguro está diretamente relacionado à legislação e é importante que o Corretor tenha
conhecimento das obrigações de cada profissão."
A contratação dos produtos já está disponível no Porto Print Web para o Corretor ter agilidade e autonomia nos orçamentos e nas propostas.